quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Hoje no Centro de Educação Eginolf  Bell as Propostas Politico Pedagógicas das Unidades de Educação foram reformulados e adequadas  por professores e gestores e serão socializados com famílias e comunidade escolar na primeira assembléia de pais do ano letivo, que será posteriormente informado o cronograma.
Nós sabemos e acreditamos na importância que tem uma proposta real e bem construído, que serve como norteador de todas as práticas pedagógicas, pois define a identidade da Escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.


Segundo Vasconcellos, este documento é:
“(...) um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica, científica, e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da escola”.(1995:143)


“... uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sóciopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. ‘A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica.’ (Saviani 1983, p.93). Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade”. (1996:12)



Um comentário:

  1. Tivemos uma manhã bastante produtiva. Houve reflexão, troca de experiências e a reelaboração dos mesmos. Momentos como este são de extrema importância para que se construa a Identidade do grupo. Grupo este que tem garra, intencionalidade, bucando uma Educação cada dia melhor.

    Parabenizo as colegas pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...