sábado, 25 de fevereiro de 2012

I Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Trombudo Central


A I Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Trombudo Central aconteceu no último dia 15 de fevereiro de 2012, convocada pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - com o tema: MOBILIZANDO, IMPLEMENTANDO E MONITORANDO A POLÍTICA E O PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
            Tendo uma temática bastante densa e acreditando na importância de agregar os jovens nas discussões, foi organizada uma Pré Conferência no dia 8 de fevereiro, com o objetivo de preparar nossos jovens para as reflexões sobre a Política de Atendimento a Criança e ao Adolescente e sobre o Plano Decenal.
            Sendo assim, no dia 15 de fevereiro, a I Conferência teve início com uma solenidade de abertura, onde foram chamados os políticos, os secretários, os professores, agentes de saúde, em fim, os profissionais interessados em participar de reflexões e proposições para a Política de Atendimento de Crianças e Adolescentes do município de Trombudo Central.
            Vale Destacar a participação dos Adolescentes que participam do Pró-jovem Adolescente, programa do Governo Federal, implantado em nosso município, desde 2009, que objetiva o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Este programa desenvolve atividades que estimula a convivência social, a participação cidadã e a formação geral para o mundo do trabalho.
            No que se refere a participação qualificada, no fim desse dia de trabalho, foram apresentadas preocupações e propostas pertinentes ao financiamento e a gestão dos recursos na área da Criança e do Adolescente, ao lazer, a promoção dos Direitos Humanos e a Defesa desses direitos. Essas propostas serão encaminhadas a Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA que deverão compor o Relatório Estadual para então ser encaminhado ao Conselho Nacional – CONANDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...