quarta-feira, 14 de março de 2012

Trombudo Central: Programa Saúde na Escola incentiva a prática de atividades e hábitos saudáveis





“Mutirão Avaliativo” e “Mobilização de Promoção de Alimentação Saudável e Promoção de Modos de Vida Saudáveis”. Essas foram as ações trabalhadas nas unidades de ensino de Trombudo Central, durante a Semana de Mobilização Nacional – de 05 a 09 de março. A atividade é promovida com os estudantes através do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal.

O objetivo é incentivar as boas práticas de saúde, a formação para a cidadania e o fortalecimento das políticas públicas. Uma atividade que envolveu diretamente os professores, gestores, técnicos de enfermagem, professores de educação física, odontólogos, nutricionista, merendeiras, técnicos e auxiliares. Confira alguns exemplos:

Centro de Educação Infantil Menino Jesus

As crianças realizaram uma caminhada, visitaram a Secretaria Municipal da Educação e participaram de brincadeiras saudáveis no parquinho do Centro da cidade. O consumo de frutas e verduras fez parte da programação especial.

Centro de Educação Infantil Arthur Kroenke

A semana contou com atividades diversificadas: Dia do Sanduiche Natural, brincadeiras, caminhadas, incentivo ao consumo de frutas e verduras, cuidados com a saúde bucal, conhecimento do corpo, entre outras.

Centro de Educação Básica Erica Hasse

Os estudantes foram submetidos à avaliação odontológica, avaliação antropométrica e controle de vacinas. O cardápio foi adaptado para atender os temas sugeridos pela mobilização. As famílias deram “dicas de saúde”, para a montagem de um mural educativo. Teve também a distribuição do folder Sua Saúde Depende Muito da Sua Alimentação.

Centro de Educação Básica Eginolf Bell
Um dos destaques foi a prática de atividades físicas diversificadas, onde a música auxiliou no movimento do corpo. Na hora do lanche, os alunos puderam preparar os seus sanduíches, que vinham acompanhados de um suco natural de limão com couve, melancia e laranja.


SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

A Semana de Mobilização Nacional teve como proposta em 2012 a mobilização de 22 mil escolas públicas, em 1.938 municípios de todo o país. Serão beneficiados mais de cinco milhões de estudantes, segundo os Ministérios da Saúde e Educação.



CONTATO – 
                         Secretária da Educação – Tânia Bini Waltrick (47) 9133-6234
                         Coord. de Ed. Infantil - Glaucia Marcelino (47) 3544 – 1268

CONECTE MÍDIA - COMUNICAÇÃO DE RESULTADO
Jari Silva (47) 8803-5710

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...