quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Professor, o senhor do destino?


PDFImprimirE-mail
Escrito por Gilmar de Oliveira   
03-Ago-2012

O leitor já deve estar farto de receber mensagens postadas em e-mail e redes sociais dizendo que o professor é a figura mais importante da sociedade, que todos os políticos, médicos e qualquer outra atividade passaram por professores, que deixaram suas marcas na forma de ser e de pensar de todos que frequentaram escola. 
Sim, disso já sabemos, mas, paramos para perceber a intensidade dessa influência? 
Existem vários estudos que afirmam que a influência do professor é maior, atualmente, do que muitos pais e mães. Creio que principalmente na nossa cultura, onde muitos pais tem baixa escolaridade e  trabalham diuturnamente até a exaustão, esta influência deva ser ainda maior. 
Afinal, um professor passa horas semanalmente com nossos filhos, e muitas vezes os pais estão tão cansados e atarefados que mal dialogam em família. Até porque muitos de nossos pais não tiveram nos seus lares de origem o diálogo como companheiro familiar. Ninguém repassa o que não vivenciou.
Essa é uma das razões que me fazem sempre bater na mesma tecla, da necessidade do preparo do professor, de compreender os valores éticos, para evitar que o mestre venha a passar a própria moral, pois esta responsabilidade, a de influenciar, pode ser algo ruim se o professor passar valores distorcidos, frutos de vivências mal estruturadas, pois na mente dos alunos, tais valores perpetuam-se. 
Os professores tem um poder imenso, o poder da palavra e do convencimento. Nossas crianças partem do pressuposto de que tudo o que o professor fala é verdade. Nada mais difícil do que convencer a criança que o que seu querido mestre afirmou mentiras. Portanto, é de uma irresponsabilidade ímpar repassar valores temporais, quando o que nossos alunos precisam é de preparo ético, que independe da moral vigente, eu tenho dito sobre o tema neste espaço muitas vezes, tamanha a seriedade (muitas vezes abandonada) no assunto. A moral é pessoal, a Ética é imortal e norteia todo o princípio de conduta.
Continue lendo: http://www.jornaldaeducacao.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=114&Itemid=65#myGallery1-picture(4)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...