domingo, 3 de março de 2013

Formação PNAIC

Formação para todos os professores que estão nas classes do Ciclo de Alfabetização- 1º 2º e 3º ano, porém entendendo a importância do conhecimento por todos os profissionais do Ensino Fundamental, iremos também oferecer a todos os interessados, sendo que estes serão certificados pela SME.A formação terá inicio na próxima terça 05/03 na escola Arthur Bruno Jandt, das 17:30 as 21:30.

Objetivos da Formação:


Formar professores alfabetizadores, para que possam:

Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento de estudos utilizando sobretudo, as obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC;

Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos inicias do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura e da escrita e da matemática;

Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização;
Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula;
Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC (livros didáticos e obras complementares aprovados pelo PNLD; livros do PNBE e PNBE especial; jogos pedagógicos) e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados;
Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento;
Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos;
Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças;
Entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização, analisando e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC;
Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula;
Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do sistema alfabético de escrita, analisando jogos e planejando aulas em que os jogos sejam incluídos como recursos didáticos;
Analisar e planejar projetos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares, sobretudo a matemática, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.

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