terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Processo de Avaliação Funcional


Finalizou na tarde de hoje o processo de avaliação funcional do ano de 2013 da Rede Pública Municipal de Trombudo Central.

A comissão foi composta por representante indicados de cada um dos segmentos:
02 integrantes de professores de Educação Infantil Laura Venâncio Primm, Marcia Mengarda
02 professores do ensino fundamental séries iniciais, Juliana de Lourenzi, Finalizou hoje o processo de avaliação funcional do ano de 2013 em Trombudo Central, que avaliou professores e gestores.
Neide A. F. Schweder.
02 professores representantes do ensino fundamental séries finais, Ariane Lenzi e Rosi Deitos da Silva, Claudia F. S. Semmer, Eni da Silva.
03 representantes da Secretaria de Educação e Esporte, Glaucia Jaqueline B. Marcelino e Eduardo Brandl , Cátia Regina Marangoni Geremias,
01 Representante da Secretaria de Administração, Neuza Machado Mendes ,
01Representante do Conselho de Educação, Crisneide Policarpo dos Santos.

Esta comissão trabalhou intensamente nos dias 09 e 10 de dezembro e fundamentados pelo decreto de regulamentação e nos registros dos professores e coordenadores pedagógicos fizeram a análise séria e criteriosa do material documental apresentado, resultando no extrato de uma planilha avaliativa que avalia as seguintes dimensões:
- Assiduidade e pontualidade
- Produtividade no trabalho
- Iniciativa e Criatividade
- Zelo pelos Recursos
- Cooperação e articulação com a comunidade e Instituição.

Os registros analisados foram escritos no decorrer do ano e apresentado aos professores que puderam fazer a réplica caso discordassem de alguma colocação.
O registro de presença em cursos e eventos foi conferido através das listagens de presença.

A auto avaliação é a forma do professor se fazer presente no processo.

Esta avaliação tem o intuito de ser formativa e ir aprimorando gradativamente o processo educativo ao longo do ano.

O maior objetivo desta avaliação é detectar os avanços educacionais, bem como as possíveis deficiências que podem ser melhoradas para o próximo ano letivo. Auxiliar os profissionais no sentido de compreenderem as dimensões necessárias a serem desenvolvidas para que se garanta a todos o direito de aprender. Ouvir sugestões de todos os profissionais e analisar as possibilidades de concretizá-las.

Também completa-se este ano o terceiro ano de avaliação funcional e aos profissionais efetivos, o plano de carreira preconiza a possibilidade de promoção funcional.
No decreto que regulamenta a lei fica definido a pontuação que o profissional deverá atingir para conquistar a progressão.
É parte integrante deste processo:
- Avaliação de desempenho (anual)
- Horas de curso (125h em três anos)
-Avaliação de conhecimento ( a cada três anos)
- Exercício da docência
Os profissionais que atingirem 70 pontos farão a promoção.

A avaliação não pode ser entendida apenas necessária às escolas, professores e gestores. Impõe-se, também, a avaliação das próprias políticas educativas e da eficácia e eficiência na sua concretização, este questionamento também foi feito aos profissionais que puderam expor suas opiniões e ponto de vista, com base no chão da sala de aula de onde desempenham suas atribuições.

Acreditamos que este processo traz inúmeras possibilidades de melhoria de nossos níveis de qualidade educacional, aliada a avaliação Institucional que já realizamos, proporciona reflexão sobre as práticas, reafirma metodologias de sucesso e oportuniza o planejamento de novas ações.

Cátia Regina Marangoni Geremias
Secretária de Educação e Esporte

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