quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Convite para o Seminário Municipal

Convite 

O Seminário Municipal de Educação acontecerá no dia 18/11/2013 no Clube do Idoso Saudade, com início às 13h 30 min. 
Neste dia serão socializados os trabalhos do PNAIC (Pacto 
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e também os trabalhos selecionados no Prêmio Municipal de Educação. Faremos a premiação dos três primeiros colocados em cada categoria. 
Você que faz parte e acredita na educação, colaborando para que ela se efetive e melhore seus níveis de qualidade, é nosso convidado especial! 

“É fundamental diminuir a distância entre o que 
se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado 
momento, a tua fala seja a tua prática.” 
Paulo Freire 

Atenciosamente 


Cátia Regina Marangoni Geremias

Secretária de Educação e Esporte

Escola de Pais no CEB Arthur Bruno Jandt



Dia da Família na Escola
No dia 26 de outubro foi realizado o Dia da Família na Escola no CEB Arthur Bruno Jandt, por motivo de espaço, neste dia compareceram apenas os familiares dos alunos do 1º e 2º ano. Apesar de ser uma tarde chuvosa e fria contamos com a participação de 60% das famílias envolvidas.  As atividades tiveram inicio com a palestra “Família e Escola” proferida pela secretaria de Educação, Cátia Regina Marangoni Geremias, em seguida os alunos apresentaram teatro, música e dança. Foi maravilhoso! Após, os pais e as crianças oportunizaram um momento de integração realizando jogos e brincadeiras. Foi um momento onde se viu alegria, entusiasmo e satisfação por todos os envolvidos. Os professores e direção agradecem a presença e parabeniza a todos pela participação.





" Cantando e Encantando com o sítio do Pica Pau Amarelo"


A Professora Rosa com o projeto "Cantando e Encantando com o Sítio do Pica Pau Amarelo" proporcionou as  crianças do jardim II uma visita na Biblioteca Municipal Cruz e Souza no dia 29 de outubro. E lá  para  surpresa de todos  a personagem do Sítio Emília fez uma surpresa e  carinhosamente contou uma história.  No dia do livro o projeto foi finalizado e os objetivos alcançados.  A visita proporcionou aos pequenos o contatos com livros em braile, além de encantamento e alegria.
 



 
 

Afinal, é o que ocorre dentro da cabeça

Nova publicação em Ciência do Cérebro

Afinal, é o que ocorre dentro da cabeça

by Luciane Simonetti

Desde a época da faculdade quando me prestei a escrever um artigo sobre Cognição percebi a dificuldade nos mais diversos desdobramentos que tive de fazer em torno deste conceito. Difícil de acreditar, mas definir cognição é tão ou mais difícil do que disfarçar que você sabe o segredo do seu amigo, mas ele não sabe que você sabe, e você sabe que ele não sabe que você sabe. Complicado isso aí!
Falando seriamente, se fizermos uma análise linguística do termo seria muito difícil escapar de contradições ou incongruências, e a ideia aqui é justamente enxugar os excessos. Já me debrucei sobre este tema aqui quando falei sobre Desenvolvimento Cognitivo, mas sinto falta de mais esclarecimento.
Então vamos a um pouquinho de história: tudo começou quando psicólogos de tempos longínquos questionaram qual seria o objeto de estudo da psicologia. Foram muitas as influências e transformações nessa área, até que na década de 50 aconteceu o que ficou conhecido como Revolução Cognitiva, e daí surgiu também a Psicologia Cognitiva. Até hoje questiona-se quem realmente tenha sido o fundador, porém, o nome mais associado ao movimento é Ulric Neisser, que em 1967 quando publicou a obra Cognitive Psychology foi o primeiro a utilizar o termo cognição e o definiu como aquilo que se refere a:
“[...] todos os processos pelos quais o input sensorial é transformado, reduzido, elaborado, estocado, recuperado e usado.”
Notem que este é um conceito também utilizado para definir memória, e por isso, origem de algumas confusões conceituais.
Existem diversas abordagens que tratam do tema relacionado à cognição, como a Psicologia Cognitiva, que se preocupa com o modo como as pessoas pensam e adquirem conhecimento sobre o mundo, além dos processos cognitivos relacionados ao comportamento humano; a Terapia Cognitiva, abordagem psicoterapêutica cuja visão homem-mundo está baseada no modo como as pessoas pensam, e em como esse pensamento influencia nossos sentimentos e comportamentos; as Ciências Cognitivas, área do conhecimento interdisciplinar que se preocupa com o estudo da mente do ponto de vista filosófico, psicológico, das neurociências, e da inteligência artificial. Complicado, né?
Essas são áreas do conhecimento com suas especificidades, mas todas oriundas de uma única corrente conceitual, filosófica e metodológica denominada Cognitivismo, consolidada após a Revolução ocorrida na década de 50, como já mencionado. Ou seja, todas beberam da mesma fonte, mas possuem aplicabilidades específicas.
Sem mais rodeios, vamos tentar tornar esse conceito algo mais palpável e utilizarmos o que todas elas têm em comum para entender melhor o que seria a cognição. Assim, eu diria: 
Cognição é tudo aquilo que ocorre dentro da cabeça.
Sim. Uhum. Isso mesmo!
Cognição é um conjunto de habilidades mentais que usamos o tempo todo. E eu diria mais! Diria que cognição está diretamente relacionado com nossos sentimentos e o que fazemos com isso, ou seja, como nos comportamos diante de uma habilidade cognitiva.
Falando nisso, aquele segredo que a gente guarda sobre nosso amigo é também uma habilidade, viu! Habilidade evolutiva que nos manteve vivos até hoje. Um dia conto melhor essa história.
Luciane Simonetti | 27/10/2013 às 22:04 | Categorias: Neurociência | URL: http://wp.me/p2xxbS-6x
Comentário    Ver todos os comentários
Cancele a assinatura para não receber mais posts de Ciência do Cérebro.
Altere as configurações do seu e-mail em Gerenciar Assinaturas.
Problemas ao clicar? Copie e cole esta URL na barra de endereço do seu navegador:
http://cienciadocerebro.wordpress.com/2013/10/27/afinal-e-o-que-ocorre-dentro-da-cabeca/

O globo Terrestre

A curiosidade das crianças desde o início do ano, quando viram o globo terrestre e passaram a perguntar, além do interesse com que olham para o céu observando as nuvens  foi o que motivou, a criação o projeto Viajando pelo espaço. Senti que seria interessante conhecermos um pouco do Sistema Solar até chegarmos ao nosso planeta, e então conscientizar as crianças sobre a importância de ter atitudes ecologicamente responsáveis  para preservar o meio ambiente e aproximá-los ao conhecimento da terra como parte do universo.  Além disso, nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas. O pensamento infantil tem a “essência cientista” que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades. 
A confecção de um foguete com sucata nos proporcionou viagens lúdicas e imaginárias, tão importantes nesta fase do desenvolvimento onde a IMAGINAÇÃO é fundamental. 
 

 

Visita Apremavi

Quarta-feira, dia 30 as "Turma do Ursinho e do Cachorrinho", acompanhados dos professores, Laura, Josiane e Marcondes, visitaram a APREMAVI em Atalanta. A visita foi a culminância do Projeto: "Na semente uma planta". No local receberam informações sobre o plantio e os cuidados com sementes e mudas, conheceram espécies de plantas, ganharam livro informativo sobre os animais da Mata Atlântica e participaram de um delicioso piquenique em contato com a natureza. 






quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Agua Nossa de cada dia



ÁGUA NOSSA DE CADA DIA
Os alunos do 4º ano do Centro de Educação Básica Erica Hasse, juntamente com a professora Carla Rosane H. Tholl visitaram a estação de tratamento de água CASAN de Trombudo Central, e também o local de captação da água.
Na oportunidade puderam acompanhar e conhecer todo o processo de tratamento que é feito diariamente. Comprovando assim a necessidade do uso consciente da água.
Já no local da captação, se observou que além da necessidade de preservação das nascentes e rios se faz necessário e urgente a regeneração da mata ciliar.
Podemos dizer que com esta visita os alunos obtiveram não só grande conhecimento prático bem como também a conscientização da preservação.


CONCURSO: PRÊMIO DE EDUCAÇÃO – 2013

Prefeitura Municipal de Trombudo Central
EDITAL Nº 001, DE 14 de maio de 2013
CONCURSO: PRÊMIO DE EDUCAÇÃO – 2013
Qualidade em Gestão e Qualidade na Prática Pedagógica


8 DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
8.1 O resultado da análise que pontuarão e escolherão as três (03)
experiências dos respectivos grupos será publicados no blog da educação
www.educatc.blogspot.com no dia 31/10/2013
8.2 A divulgação das colocações das experiências (1º, 2º, 3º colocados)
somente acontecerá na solenidade de premiação no Seminário Municipal de  Educação que acontecerá  dia 18/11/13.


Trabalhos classificados – Prêmio Municipal de Educação

Qualidade em prática pedagógica: Ensino Fundamental

Carla Rosane Henn Tholl
Samba, a alegria que veio com os escravos

Luciane Gambeta Passig
Lugares diferentes...um mundo mais distante

Mariany Uhlendorf
Construindo saberes por meio da integração de gerações

Qualidade em prática pedagógica: Educação Infantil
Simone Deves Venturi
A Colcha de retalhos


Qualidade em gestão
Giane Dilma Schweder
Da escola para casa e da casa para escola

terça-feira, 22 de outubro de 2013

NO CEI Gente Miúda

A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. 
Todas  as  crianças se envolvem nesta alegria  e são  encantados pela  professora Zenaide Deitos  e todas as demais profissionais.
Essa prática encantadora virou rotina no CEI Gente Miúda.



Espetáculos de final de ano vão envolver 200 bailarinos de Trombudo Central, Braço do Trombudo e Rio do Sul


Eventos são organizados pelo grupo Korppus Studio Dance
Maravilhas do Brasil. Esse será o tema das apresentações de final de ano do grupo Korppus Studio Dance, que conta com bailarinos de Trombudo Central, Braço do Trombudo e Rio do Sul. As três cidades vão ser contempladas pelo espetáculo, em datas já definidas:
Braço do Trombudo
23 de novembro, às 20h30min / Ginásio Municipal de Esportes
Rio do Sul
24 de novembro, às 20h30min / Ginásio do Instituto Maria Auxiliadora
Trombudo Central
30 de novembro e 01 de dezembro, às 20h30min / Ginásio Municipal de Esportes
Faltando pouco mais de um mês para as apresentações, além dos ensaios, as alunas e a professora Raquel Streese dedicam boa parte do tempo para a confecção de cenários e, principalmente, do figurino. “Estamos trabalhando bastante para manter o sucesso das nossas apresentações. A responsabilidade é grande, afinal, no ano passado mais de duas mil pessoas prestigiaram”, destaca Raquel.
Inspiradas na diversidade cultural do país, as coreografias vão destacar as particularidades dos Estados brasileiros. Os ingressos serão limitados e poderão ser adquiridos diretamente com os alunos.



Contato: Secretaria de Cultura e Turismo (47) 3544-0701
                Raquel – professora (47) 8818-6871
CONECTE MÍDIA – COMUNICAÇÃO DE RESULTADO
Jari Silva (47) 8803-5710

Etapa Regional Atleta na Escola



ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE RIO DO SUL
Gerência de Educação - GERED


Rio do Sul, 18 de Outubro de 2013
Senhores Diretores
A etapa regional do Programa "Atleta na Escola" na SDR de Rio do Sul será realizada no dia 30 de outubro de 2013 (quarta-feira) na pista do Estádio Municipal Artenir Werner em Rio do Sul com início previsto para as 9 horas.  Para que o evento possa ser um sucesso atendendo os objetivos que o configuram como atividade educacional seguem algumas orientações:
1. Nesta etapa a coordenação Geral do evento ficará sob a responsabilidade da SED;
2. Participarão desta etapa alunos das unidades escolares das SDRs de Rio do Sul, Ituporanga e Ibirama;
3. Somente poderão participar das competições os alunos classificados na etapa escolar e que os seus resultados foram inseridos no sistema;
4. O transporte e a alimentação ficarão sob a responsabilidade da SED. Todos os alunos atletas terão direito a alimentação , bem como ao transporte de ida e volta ao local de competição. Deverá acompanhar os alunos atletas seu professor de Educação Física;
5. As competições serão precedidas por uma cerimônia de abertura, organizada pela SED da qual deverão participar todos os alunos atletas;
6. O evento terá seu início as 9 horas do dia 30 de outubro. Ao meio dia terá um intervalo para almoço e o encerramento está previsto para as 17 horas.
7. Para a etapa estadual que acontecerá em BLUMENAU nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro serão classificados somente os primeiros colocados de cada regional, totalizando doze atletas por regional mais dois professores e um responsável pelo projeto Atleta na Escola na GERED.


Unidade Escolar
Município
1
EEB MARIA REGINA OLIVEIRA
AGRONÔMICA
2
EM ALTO MOSQUITINHO
AGRONÔMICA
3
EEB DR EXP MARIO NARDELLI
RIO DO OESTE
4
EEB ALFREDO DALFOVO
RIO DO SUL
5
EEB FRANCISCO ALTAMIR WAGNER
RIO DO SUL
6
EEB PAULO ZIMMERMANN
RIO DO SUL
7
EEB ALFREDO JOÃO KRIECK
RIO DO SUL
8
EEF LUIS LEDRA
RIO DO SUL
9
CE PEDRO DOS SANTOS
RIO DO SUL
10
CE RICARDO MARCHI
RIO DO SUL
11
EEB TEREZA CRISTINA
LAURENTINO
12
CENTRO DE EDUC. BASICA ERICA HASSE
TROMBUDO CENTRAL

ADEMAR PODGAIETSKY
Integrador Esportivo SDR Rio do Sul – CREF 2558 G

OSNI PACKER
Gerente de Educação SDR Rio do Sul

OBS:  Mais informações a respeito da logística do transporte informaremos na semana do evento

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...