quarta-feira, 12 de março de 2014

O CEB Eginolf Bell

 está participando da XVII Olímpiada Brasileira de Foguetes. Os organizadores recomendam que os alunos executem as tarefas observacionais e experimentais de Astronomia e Astronáutica, pois esta é a parte que exige a participação ativa e criativa dos alunos e não a simples memorização.
Os alunos do 5º ano orientados pela professora Mariany Uhlendorf, construíram e lançaram um foguete feito a partir de material reutilizável (foguetes são veículos espaciais que podem levar cargas e seres humanos para muito além da atmosfera da Terra e permanecer em órbita ao redor desta). Os foguetes funcionam queimando combustível sólido ou líquido e ejetando o resultado desta queima em altíssima velocidade na direção oposta àquela em que se quer que ele vá. Este é o princípio de uma famosa lei da Física chamada “ação e reação”.

Para ejetar o foguete foi usado vinagre e bicarbonato de sódio, que foram seu combustível. A experiência foi extremamente significativa para os alunos que trabalharam em equipe e consolidaram os conceitos teóricos através da prática.



Um comentário:

  1. Prof. Mariany, um exemplo de prof. para ser seguida, parabéns pelo maravilhoso trabalho, tenho uma grande admiração por você.

    ResponderExcluir

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...