segunda-feira, 31 de março de 2014

Simbologia presente nos espaços (decodificação)


CEB "Arthur Bruno Jandt"
1º ano professora Lais França Kniess


Após realizar as atividades do Livro coleção Caminhos-SEFE e de conversar sobre o papel  dos símbolos que a sociedade criou para facilitar e ordenar o deslocamento das pessoas e dos veículos, os alunos do 1º ano elencaram as regras mais importantes da escola e criaram placas que foram espalhadas pela sala de aula e arredores da escola. Cada placa foi colada no local onde a turma pensou ser mais apropriado. Discutiu-se também o que aconteceria com as pessoas que descumprissem tais regras. Estas foram separadas em graves e gravíssimas e foi acordado entre a classe que em descumprir uma regra grave perderá o direito de fazer algo legal e quem descumprir uma regra gravíssima assinará o caderno de ocorrências da diretora. Entre as regras gravíssimas estão: Respeitar a professora, não bater e ofender os amigos.





Depois todos se divertiram na trilha gigante do transito.




Todas as atividades tiveram como objetivo: dominar a leitura de signos (códigos) criados pela sociedade para facilitar o deslocamento dos grupos sociais; trabalhar a função social da escrita, o respeito ao cumprimento de regras, respeito ao próximo, reflexão diálogo, argumentação; desenvolver a correspondência biunívoca, trabalhar a lateralidade e palavras como volte/avance.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...