terça-feira, 17 de junho de 2014

Meu nome, minha história


A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar as crianças nesse processo propiciei situações nas quais as crianças expressaram desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades.
         Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
Conversamos ainda sobre documentos e brincando, confeccionamos uma Carteira de identidade. Conversas sobre o nascimento, partindo da história de cada criança, que escrevi  usando entrevista enviada as famílias, e que foram lidas individualmente,  foram significativas. Músicas e vídeos do you tube entre eles, “De umbigo a umbiguinho”, foram utilizados para desencadear conversas e em momentos de relaxamento.
Laura Enedina Venancio Prim
CEI “Arthur Kroenke” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...