sexta-feira, 6 de março de 2015

Bullying - A brincadeira que não tem graça



Centro de Educação Básica Erica Hasse
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª.: Ariane  Lenzi Conink
Turma: 8º ano
Tema: Bullying - A brincadeira que não tem graça

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de BULLYING, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
* Iniciamos o estudo do tema, fazendo a análise dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto. Listamos no quadro as definições possíveis, palavras, frases que os mesmo sabiam sobre o tema.
* Em seguida partimos para a leitura dos textos informativos sobre o tema e os próprios alunos definiram as respostas das três questões sugeridas, para aprofundamento do assunto.

--> O que é BULLYING?
É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. São ações entendidas como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

--> Que consequência ela pode ter?
As consequências são as mais variadas; revide de agressões, vontade de abandonar os estudos, isolamento, agressividade em casa e na escola, choro constantemente por raiva e tristeza, manifesta sentimentos de medo, insegurança e angústia, desvalorizando suas qualidades.

--> Como combater o BULLYING na escola?
- Afastar-se dos agressores;
- Procurar ajuda dos mais velhos;
- Não temer as ameaças;
- Não revidar o agressor;
- Estimular os amigos a informar os casos;
- Reconhecer e valorizar as atitudes para combater o problema;
- Criar regras de disciplina para a classe e para a escola;
- Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...