segunda-feira, 30 de março de 2015

Trilha silábica



Foram realizadas atividades no livro didático de português e no caderno com sílabas, partindo dessas atividades, trabalhamos oralmente com o nome de cada criança, quantas partes tem o nome, ora batendo palma, ora pulando corda.
Após esse momento fomos para o pátio, onde dividi a sala em dois grupos, o jogo começa com um integrante de cada grupo, as crianças que não estavam participando ajudava o “jogador” com uma palavra, para que esse andasse na trilha, era falado pausadamente e em voz alta, assim cada um andava as casas, algumas palavras uma ou outra criança errava na hora de passar pelas casas da trilha, nesse momento eu mediava, a atividade terminou, quando todas as crianças passaram pela trilha.
Oralmente a maioria da turma entendeu. Achei engraçado quando uma das crianças, falou para o colega que estava na trilha, – feijão com arroz. Perguntei por que essas palavras? Ele me respondeu, - a palavra é grande professora.  Foi o máximo.
Enfim, foi uma atividade prazerosa e de aprendizagem para as crianças.
Muitas vezes me questiono,como seria bom se todas as atividades pudessem ser propostas de forma lúdica para as crianças, pois elas aprenderiam com mais prazer. Mas como fazer isso? Como passar todos os conteúdos desse modo? Ainda não tenho a resposta, nem sei se vou ter, a única coisa que sei, é a importância de uma criança brincar no ensino fundamental.
CEB Alberto Balduíno Barchfeld
1º ano - Professora Regiane Maria Senes Franz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...