sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Com as pedras que saem do teu solo


Com o objetivo de conhecer qual o significado da parte do nosso Hino de Trombudo Central que diz: “Com as pedras que saem do teu solo” os alunos do 3º ano do CEB Arthur Bruno Jandt, fizeram uma visita de estudos à Pedreira Simonetti, na localidade de Bracatinga I, onde puderam visitar a extração dessas pedras, conhecidas como pedra ardósia, ou pedra lousa.
Nesta visita fomos recebidos muito gentilmente pelo proprietário da Pedreira, o senhor Moacir Simonetti, que nos explicou como é extraída a pedra Ardósia e sua diversa utilidade.Como também nos relatou que há alguns anos atrás esteve em Trombudo Central um pesquisador chamado Dimas Waltrick e o mesmo veio como objetivo de estudar a formação da pedra ardósia encontrada aqui, concluindo que a pedra é formada por camadas que foram sedimentando com o passar de muitos anos, passando inclusive pela era do gelo. Por isso, suas camadas são bem distintas, demonstrando claramente que o planeta passou por uma série de intempéries até a sua forma atual.

Professora: Luciane Gambeta Passig





2 comentários:

  1. Parabéns prof.Luciane a Lavinia adorou ir com os amigos na pedreira do pai,ficou muito feliz com as perguntas dos colegas de sala de aula ao pai.Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa tão importante. Conhecer a nossa riqueza e ter orgulho da nossa terra.

    ResponderExcluir

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...