terça-feira, 17 de novembro de 2015

DINHEIRO BRASILEIRO


         Trabalhando com o dinheiro e buscando atingir os objetivos de aprendizagem previstos nos direitos de aprendizagem: resolver problemas que envolvam valores do dinheiro; reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores, os alunos do 2º ano do CEB Eginolf Bell foram desafiados a dramatizar o problema da nota falsa, e encontrar sua solução, realizaram atividades de trocas com cédulas precisando adquirir produtos de um determinado valor usando diferentes maneiras de combinar as cédulas para ter o valor desejado, e também em grupos realizaram o jogo: trilha do dinheiro.
E você consegue resolver este problema? 
Uma pessoa foi a uma lanchonete e comprou um suco de laranja por R$ 2,00. Deu uma nota de R$ 10,00 para pagar. Como a dona da lanchonete não tinha troco, foi à padaria e trocou a nota de R$ 10,00 por 5 notas de R$ 2,00. Deu R$ 8,00 de troco a quem comprou o suco e ficou com uma nota de R$ 2,00. Posteriormente, a dona da padaria foi à lanchonete mostrar que a nota de R$10,00 era falsa. A dona da lanchonete  deu uma nota de R$ 10,00 verdadeira para a dona da padaria, ficando com a que não valia nada.
A dona da lanchonete perdeu um suco de R$ 2,00?
Deu R$ 8,00 de troco?
Ficou com uma nota falsa de R$ 10,00?
Houve prejuízo?
 De quanto?
 De quem?

Professora Neide Schweder





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