quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Processo de Avaliação Funcional em Trombudo Central

Finalizou na tarde de hoje o processo de avaliação funcional do ano de 2015 da Rede Pública Municipal de Trombudo Central, que avaliou professores e gestores.


A comissão foi composta por representante indicados de cada um dos segmentos no 
Seminário de Educação que aconteceu em 30/11/2015:

02 integrantes de professores de Educação Infantil - Débora Ceolin  e Luiza Samagaia
02 professores do ensino fundamental séries iniciais- Charles Stuepp  e Aline Liana Jabs
02 professores representantes do ensino fundamental séries finais- Marleide de Campos Rocha e Naiara Souza.
02 Representantes dos Gestores- Eni da Silva e Vivien Fronza
03 representantes da Secretaria de Educação e Esporte, Glaucia Jaqueline B. Marcelino e Eduardo Brandl , Cátia Regina Marangoni Geremias,
01 Representante da Secretaria de Administração- Lucia
01 Representante do Conselho de Educação- Maria Marlete Bini Marcelino


O representante da Administração 
foi indicado pelo  Prefeito.

Esta comissão trabalhou intensamente nos dias 09 e 10 de dezembro e fundamentados pelo 
decreto de regulamentação e nos registros dos professores e coordenadores pedagógicos
 fizeram a análise séria e criteriosa do material documental apresentado, resultando no
 extrato de uma planilha avaliativa que avalia as seguintes dimensões:
- Assiduidade e pontualidade
- Produtividade no trabalho
- Iniciativa e Criatividade
- Zelo pelos Recursos
- Cooperação e articulação com a comunidade e Instituição.

Os registros analisados foram escritos no decorrer do ano e apresentado aos professores que 
puderam fazer a réplica caso discordassem de alguma colocação.
O registro de presença em cursos e eventos foi conferido através das listagens de presença.

A auto avaliação é a forma do professor se fazer presente no processo e manifestar suas opiniões, 
registrar as conquistas e as angústias, bem como fazer sugestões.

Esta avaliação tem o intuito de ser formativa e ir aprimorando gradativamente o processo
 educativo ao longo do ano.

O maior objetivo desta avaliação é detectar os avanços educacionais, bem como as possíveis 
deficiências que podem ser melhoradas para o próximo ano letivo. 
Auxiliar os profissionais no sentido de compreenderem as dimensões necessárias a 
serem desenvolvidas para que se garanta a todos o direito de aprender.
 Ouvir sugestões de todos os profissionais e analisar as possibilidades de concretizá-las.


A avaliação não pode ser entendida apenas necessária às escolas, professores e gestores. 
Impõe-se, também, a avaliação das próprias políticas educativas e da eficácia e eficiência na 
sua concretização, este questionamento também foi feito aos profissionais que puderam 
expor suas opiniões e ponto de vista, com base no chão da sala de aula de onde desempenham 
suas atribuições.

Acreditamos que este processo traz inúmeras possibilidades de melhoria de nossos níveis de 
qualidade educacional, aliada a avaliação Institucional que já realizamos, proporciona 
reflexão sobre as práticas, reafirma metodologias de sucesso e oportuniza o planejamento
 de novas ações.

Cátia Regina Marangoni Geremias
Secretária de Educação e Esporte



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