segunda-feira, 21 de março de 2016

Saint Patrick's Day: conheça o dia de São Patrício.

Centro de Educação Básica Erica Hasse
Professora: Ariane Lenzi Conink
Disciplina: Língua Inglesa
Tema: Saint Patrick's Day: conheça o dia de São Patrício.
Série: Ensino Fundamental I e II


Objetivo:
O contato com a cultura Inglesa no Ensino Fundamental propicia uma aprendizagem mais efetiva do idioma, abre espaço para o aluno perceber que a Língua Inglesa está presente no seu cotidiano de várias maneiras, bem como desenvolve um relacionamento natural com essa cultura. Além disso, o aluno que aprende outro idioma encontra-se mais aberto para ampliar seu vocabulário.

Objetivos específicos:
-- Ampliar os conhecimentos sobre a cultura Inglesa através de leituras, textos informativos e imagens.
-- Conhecer os costumes e tradições dos países que comemoram da data de Saint Patrick's Day.
-- Desenvolver a prática de leitura e interpretação de textos orais e escritos a partir do debate sobre a celebração da data intitulada “Saint Patrick’s Day” em países falantes do inglês, tais como Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.
-- Analisar e fazer comparações culturais.
-- Confeccionar cartões “Good luck” para trocar em sala de aula.

Metodologia:
-- Apresentar para os alunos as imagens sobre a data para dar início à aula.
-- Exibir uma figura de um trevo de quatro folhas (four leaf clover) e perguntar aos alunos sobre a mesma, com base nas seguintes questões norteadoras:  
O que podemos ver nesta figura?
O que um trevo de quatro folhas representa?
-- Ao final deste momento, instigar os alunos a pensar sobre a origem da lenda do trevo de quatro folhas, da crença no fato de que encontrar um deles traz sorte. Tal lenda origina-se na história de Saint Patrick, padroeiro da Irlanda. O dia de Saint Patrick (Saint Patrick’s Day) é feriado neste país e celebrado em muitos lugares do mundo tais como Estados Unidos e Canadá. Ouvir as hipóteses dos alunos, motivando-os para a realização das atividades planejadas para as aulas.

Avaliação:
Avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender o que é o “Saint Patrick’s Day”, realizar atividades diversas sobre o tema, elaborar e produzir cartões para trocar em sala de aula e montar um painel para exposição na escola das produções das turmas.  


O que é o St. Patrick’s Day?

St. Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício é uma tradicional festa irlandesa comemorada 17 de março. A data é celebrada em todos os países de Língua Inglesa, onde as pessoas se vestem de verde (green) e aderem ao trevo (clover) como amuleto da sorte.
De acordo com registros, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro, na França.
Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas.
O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Apesar de todos pensarem o contrário, a cor associada a St. Patrick’s originalmente era o azul (blue). Devido à paisagem predominante na Irlanda, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa.
Os leprechauns, ou gnomos, são outros símbolos da celebração. Se pudesse montar um paralelo, o St. Patrick’s Day está para os países de Língua Inglesa, assim como o Carnaval para o Brasil e a Oktoberfest para a Alemanha.
O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 2006, o festival passou há durar cinco dias na Irlanda. Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...