segunda-feira, 30 de maio de 2016

Projeto Encontros de Formação e Reflexão


O Projeto Encontros de Formação e Reflexão é desenvolvido em quarenta e oito escolas públicas das redes estatual e municipal de ensino do Alto Vale do Itajaí e no Município de Otacílio Costa, com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Os temas são transversais. Cada tema corresponde ao nível de escolarização dos alunos. E são desenvolvidos durante duas ou três horas/aula, na própria sala de aula, de forma interativa, com uso de dinâmicas e/ou material impresso; em alguns casos também é utilizado vídeo.
Ir. Wilson Backes, fms (Irmão Marista).

No 6º Ano é trabalhado o tema Processo da Aprendizagem. Durante duas aulas os alunos são levados a perceber que para chegar ao objetivo primordial de estar na escola – que é o SABER – há um processo, onde a busca de INFORMAÇÕES é o início de tudo. O conjunto de informações proporciona CONHECIMENTO, mas ele é ainda teórico e abstrato; para o mesmo se tornar real/concreto – que é o SABER – é necessário passar por um processo da APRENDIZAGEM, que consiste na realização de exercícios, treinamento, memorização...
No 7º Ano é trabalhado o tema Convívio Social. Inicia-se com a formação de três equipes, a escolha de um representante por equipe e a socialização dos critérios para a escolha dos representantes. Na sequência é feita leitura individual do tema, em formato de perguntas e respostas. Depois disso, os representantes montam um jogo, pré-confeccionado em cartolinas. Após isso, o coordenador explica o funcionamento do jogo e expõe as regras. Por fim, ocorre a execução do jogo. O objetivo do jogo é retomar o tema, de forma lúdica, com inclusão de fatos reais do cotidiano, observância de regras e experimentação de surpresas.
No 8º Ano é trabalhado o tema História Pessoal de Vida. O tema é desenvolvido em duas horas/aula, através de preenchimento de uma folha impressa, contemplando aspectos vivenciais positivos e “negativos”, em nível de ideias e sentimentos, do que viu, do que ouviu, do que falou, dos medos, das dificuldades imediatas, das soluções ou propósitos para realizar os sonhos que tem. Após o preenchimento da folha, os alunos são convidados a socializarem o que escreveram, porém preservando a liberdade individual sobre questões muito pessoais. 
No 9º Ano é trabalhado o tema Etapas do Desenvolvimento Humano, em três horas/aula. Apenas três etapas são abordadas: Vida Intrauterina, Infância e Adolescência. Cada aluno recebe impressa uma síntese de cada etapa. Na etapa da vida intrauterina é tratada fundamentalmente a importância dos cuidados durante a gestação, desde os cuidados com a saúde corporal – incluindo alimentação e exercícios físicos –, o equilíbrio emocional, a tranquilidade psicológica até a harmonia conjugal. Também é tratada a questão da gravidez indesejada e suas consequências. Na etapa da infância é especialmente enfatizada as três fases da primeira infância: oral (0 a 1,5 ano), anal (1,5 a 3 anos) e fálica (3 a 6 anos), e os procedimentos adequados dos pais em cada uma das fases. A segunda infância também é abordada, mas brevemente. A etapa da adolescência é tratada com mais ênfase, principalmente sobre as grandes mudanças que ocorrem nesta etapa, tanto fisiológicas como emocionais, psicológicas, afetivas, intelectuais e sociais, bem como as principais características da adolescência, o papel dos adultos, as influências das mídias e, enfim, algumas coisas importantes que o adolescente precisa aprender.

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