quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Aprendendo matemática na prática


            Com objetivo de utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar elementos de uma coleção, utilizando a linguagem oral e o registro escrito, perceber a organização do sistema de numeração decimal para unidades e dezenas e comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, e argumentar sobre as suas conjecturas, o 1° ano do CEB Eginolf Bell realizou o jogo 2 mãos.
            O jogo, cujos materiais são: uma folha com o desenho das duas mãos do jogador, um dado, borrachas elásticas, palitos de picolé e um ou mais “adversários”, consiste em jogar o dado e, dependendo do número obtido, utilizar palitos para completar os dedos das mãos desenhados. Após ter completado as duas mãos, o jogador deve agrupar os palitos com as borrachas.
            No decorrer do jogo, os alunos perceberam que cada grupo obtido era formado por 10 palitos, portanto uma dezena, e os palitos “soltos” representavam a unidade.
            Tendo sido concluído o jogo, partiu-se para o registro do mesmo, onde foi possível perceber que a maioria dos alunos apropriou-se do conceito, adiantando-se a contagem dos palitos com interessantes e hipóteses.

Professora: Aline Liana Jabs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...