segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Jogo matemático "Número alvo".


Segundo Macedo(2005), o jogo tem por finalidade ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico com praticidade, adquirindo habilidades e competências, pois através desta prática de ensino é possível construir também relações sociais cujo propósito é aprender a lidar com limite e ações de respeito ao próximo. 
A matemática para muitos é tido como "chato" e um "bicho de sete cabeças", então porque não aprender matemática de uma forma divertida, pois sabemos que os jogos matemáticos propiciam o aprendizado e são práticas sociais que devem ser valorizadas no ensino em sala de aula. Assim a turma do 5º ano do C.E.B Arthur Bruno Jandt realizou o jogo: NÚMERO ALVO!
Como funciona o jogo: Quatro conjuntos de 16 cartas cada um, com os números de 0 a 15. As cartas serão confeccionadas pelos jogadores. Obs: repetir este conjunto de cartas 4 vezes. Organização da sala: Grupos de 4 alunos. Embaralhar as cartas e distribuir 4 para cada jogador. As cartas que sobram ficam viradas para baixo em um monte. A primeira carta do monte é virada para cima, no centro da mesa, indicando qual é o número-alvo naquela rodada. Cada jogador tenta obter o número-alvo combinando os números com as operações da adição e subtração. O jogador que formar o número alvo ganha uma carta do monte. Vence quem consegue juntar mais cartas ao final do baralho (ou quando não há cartas suficientes para realizar outra rodada).

Professora Taina Küster







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...