quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Desenvolvendo a percepção de sentidos.


Um dos conteúdos propostos para as turmas de 2° ano é a ampliação dos conhecimentos relacionados aos órgãos dos sentidos. Por ser este, um conteúdo abordado e amplamente explorado no 1° ano, é necessário que sua retomada tenha metodologias diferenciadas.
Pensando nisso, a turma do 2° ano do C.E. B Arthur Bruno Jandt, iniciou a sequência didática do tema explorando algumas curiosidades a respeito da mosca e de seus sentidos, e realizou um paralelo de comparações com os sentidos humanos.
Estudamos através de leituras cada um dos sentidos e os órgãos responsáveis pelos mesmos, posteriormente, realizamos uma série de discussões e experiências: Na primeira delas, os alunos receberam através de um conta-gotas, substâncias com diferentes sabores: doce, salgado, azedo, amargo, para que através do PALADAR, identificassem cada uma.
Em uma excursão aos arredores da escola, utilizaram o OLFATO para identificar o que seria servido de lanche nesse dia, também precisaram identificar substâncias e objetos através do cheiro e TATO mesmo estando vendados.
Estudou-se as diferentes partes do olho e foram classificadas algumas imagens que agradam e desagradam a VISÃO.
Com copos de iogurte, foram construídos chocalhos, nos quais foram colocados diferentes materiais; feijão, arroz, areia, etc. Os sons produzidos foram explorados e identificados através da AUDIÇÃO.
Finalizando a sequência, os alunos foram instigados a registrar os conhecimentos adquiridos através de desenhos e texto escrito, essa atividade permitiu que se percebesse que os conceitos abordados foram compreendidos, tendo, portanto, a sequência atingido os seus objetivos.

Professora Aline Liana Jabs.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...