sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Por que sou Educadora?


A profissão de educador nos permite estar numa constante aprendizagem, e isso é que me faz acreditar que podemos sim, transformar os caminhos de um cidadão, até mesmo de uma nação se conseguirmos  cada vez mais esclarecer e engajar em uma equipe o seu valor e o seu significado na educação que se faz.
Num processo educacional  professor/criança/comunidade, todos juntos  devem ser o centro das relações, pois entrelaçando essa equipe o processo vai se torneado de um modo que não tem erro, voltas e nem dúvidas.
Tenho ainda dentro de mim o encantamento pelas práticas pedagógicas propostas, sim, me arrepia, me emociona e me dá satisfação nos resultados obtidos. Mesmo que muitos deles não são bem vistos na educação infantil. Somos todos nós que representamos e mostramos os nossos CEI’s para a comunidade em geral. Através de nossas práticas, atitudes, acolhimentos e o respeito que cada um constrói na sua caminhada.  Como educadores tivemos um grande avanço pessoal para conseguirmos hoje seguir em frente, nunca sozinhos; mas sim com olhares diferenciados do que é um sistema educacional, esse olhar nos permite oferecer a cada criança em sua faixa etária o que é necessário para seu desenvolvimento  e estimular suas potencialidades.
 Costumo sim falar do que vejo ou ouço de errado; pois dessa forma posso ajudar para que o erro seja reparado ou fofocas sejam esclarecidas. Ainda precisamos de mais educadores comprometidos com o valor de sua função, que murmure menos e que dê mais valor pro seu trabalho, suas ações, não deixando “picuinhas” atrapalharem seu dia a dia.
Acredito em dias melhores onde cada um realmente se levantará para dizer eu sou um educador, eu particularmente prefiro o chamado “ eu sou professor” por entender que educador “educa” e professor “ensina”. O que dizer do sapatinho de cristal que não virou “tamanco”; que desde muito cedo hoje, está se perdendo a fantasia que fascina os contos de fadas e os olhinhos brilhantes de nossas crianças.
Professora: Doraci Adriana Jeremias Kolm
21/10/16
 


Texto produzido  a partir da formação de Gestores: Provocações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...