sexta-feira, 24 de março de 2017

A PASSAGEM DO TEMPO



Os alunos do 3º ano do C.E.B. Arthur Bruno Jandt iniciaram o ano com a sequência didática denominada “Passagem do tempo”, com o objetivo de reconhecer a passagem do tempo através de vários aspectos.  Identificaram os principais marcadores de tempo: calendário, observando períodos como dia, semana, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, década, século e milênio. Relógio: Horas, minutos e segundos.
Para visualizar essa passagem do tempo foram utilizados objetos como as fotos; desta forma construíram através delas a sua trajetória de vida desde o nascimento até os dias atuais.
Foi visto que a passagem de tempo também é perceptível nas construções, para isso visualizaram fotos antigas da escola da sua fundação e algumas outras que mostraram a transformação  pelas quais passou até a atualidade.
Na sala de multimídia, visualizaram vídeos mostrando que também o planeta Terra passou por transformações desde sua formação até os dias atuais. Partindo do planeta, viram a formação das formas de relevo existentes. E perceberam que sua formação foi fruto da passagem do tempo e outros fatores como as intempéries climáticas, como o vento, a chuva e o sol. Em sala construíram, individualmente, uma maquete com o uso de massinha representando as formas de relevo apreendidas e as nomearam. Com a conclusão das maquetes fizeram uma apresentação para as crianças das outras turmas (1º e 2º anos), explicando o que era um planalto, uma serra ou cordilheira, um vale, uma depressão e as planícies apontando para sua representação. Foi maravilhoso ver a participação e empolgação deles. Parabéns meus queridos alunos, adorei o empenho de vocês.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...