domingo, 19 de março de 2017

ARTE COM GELO


É fundamental que o professor sempre trabalhe com novos recursos, fazendo com que as crianças explorem não apenas a ação em si, mas os novos materiais, que tenham contato com ferramentas que exijam dela novas habilidades. Na Educação Infantil esse universo é infinito, sempre surgem novas idéias, podemos trabalhar com flores, com areia, com pedrinhas, com galhos, com barro, ou seja, ir além do giz de cera, lápis de cor e canetinha. Isso dá autonomia para as crianças poderem criar a partir dos recursos que elas têm.
Este ano com o projeto de adaptação e acolhimento nossa turma recebeu uma carta da Chapeuzinho Vermelho que nos ensinou a pintar com gelo. Isso mesmo! Tivemos uma ótima oportunidade para brincar numa época do ano em que está mais quente e trabalhamos além da arte, os conceitos de quente e frio e os estados físicos da água.
A técnica é muito simples de fazer e a alegria é garantida!
Comece colocando as tintas e um pouco de água nas forminhas e misture bem.
Leve ao congelador por algumas horas.
Quando perceber que começou a endurecer fixe o palito e leve de volta ao congelador.
Espere até que esteja bem firme e remova da forma.
As crianças podem participar desde o momento inicial ajudando a colocar as tintas, os palitos e desenformando.
Será muito interessante para elas a observação da tinta passando do estado líquido ao sólido.
As tintas podem ser feitas no fim de um dia e utilizadas no dia seguinte.
Acredito que esta experiência poderá ser repetida talvez de outras maneiras, pois quando as crianças viram o gelo colorido ficaram encantadas e se maravilharam ao ver a cor deixada no papel dele derretendo.

Professora Simone Deves Venturi




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...