terça-feira, 15 de agosto de 2017

Vivências significativas na Educação Infantil

A sala de referencia da Educação infantil pode ser um ambiente de letramento, onde através de vivências significativas se promova situações de uso real da escrita e que tenham efetiva participação das crianças.
O projeto “Meios de comunicação” proporcionou as crianças da Turma da Estrelinha diferentes vivências que ficarão guardadas para sempre em suas memórias.
 Visitamos a Biblioteca Pública Municipal para pegar um livro emprestado, no momento de assinar o nome no livro de empréstimo era visível a alegria das crianças em utilizar à escrita. Fomos ao correio postar uma carta, que foi elaborada pela criança e a professora como escriba anotava tudo, olhinhos vibrantes e ouvidos atentos a explicação do gerente do Correio.
Tivemos contado com diversos portadores textuais e o que despertou maior interesse foi o jornal. Então fomos ao parque e sentados em tapetinhos de jornal ouvimos a história “O JORNAL”, de PatriciaAuerbach. Uma história apenas de imagem onde um menino tenta descobrir o que o jornal tem de tão especial que seu pai não o larga. Quando ele começa a brincar com o jornal descobre a resposta... garoto viaja pelo mundo sem sair de casa...As crianças embarcaram nesta viagem e foram convidadas a vivenciarem a história e como o personagem principal puderam fazer de conta que estavam surfando com uma prancha em grandes ondas...transformaram num barco pirata e remaram até uma ilha deserta...dobraram e fizeram um chapéu de soldado...enrolaram e fizeram uma espada.Ao final da história foram convidadas para dançarem com o jornal. E como um passe de mágica se transformaram em pássaros colocando o jornal contra o tórax e correndo de braços abertos brincaram livremente explorando todos os espaços do parque. O brinquedo construído foi levado para casa. Neste dia nasceu a vontade de produzir um livro onde as crianças seriam as autoras e ilustradoras. Percebe-se que ao desenvolvermos vivencias que não se encerram ao final do dia, mas que a cada dia é uma nova etapa, a aprendizagem torna-se mais significativa e desafiadora, pois instiga a curiosidade das crianças para o que acontecerá no dia seguinte. E foi o que aconteceu...
                No dia seguinte a professora levou o note bock para a sala de referencia e digitou a nova história recontada pelas crianças. Depois de imprimida a história foi colada em folhas coloridas e iniciou-se a grande equipe de produção para ilustrarem o livro. Cada página ganhou vida com a colaboração de todas as crianças da turma viu-se neste momento nascer um grande trabalho em equipe, quando um não conseguia de um jeito o outro ajudava como podia.
                Ao se trabalhar com o jornal abriu-se a possibilidade de (re)aproveitamento deste material, utilizando-o como recurso didático alternativo na produção infantil. Com a (re)utilização das folhas de jornal estávamos preservando o ambiente em que vivemos. O aproveitando de materiais de sucata motiva a criação de novos objetos significativos para as crianças e desperta a satisfação em conseguir realizar tarefas e vencer desafios.
Promover experiências significativas com a linguagem oral, escrita e visual utilizando como recurso o jornal garantiu acesso ao conhecimento e ao mundo letrado, bem como o respeito à natureza através do (re)aproveitamento.
Foi uma experiência maravilhosa e que parece não ter fim, pois agora esta nova história será contada para todas as turmas do CEI no momento de socialização do Programa de Leitura.
Para as crianças, as produções são uma forma divertida e deixam lições para a vida toda. “Com esta história vi que temos que cuidar do nosso Planeta, não jogando papel no lixo e sim aproveitando se não as árvores vão se acabar e as plantas não vão sobreviver”, concluiu VitóraHeiderscheidt, 5 anos.

Professora Simone Deve






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aquisição de livros de história infantil para os CEIs do Município de Trombudo Central. Os professores do CEI Gente Miúda e seus pequenos, p...