quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Coordenação motora na Educação Infantil

Coordenação motora fina

A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.
É imprescindível que os exercícios estimulantes sejam aplicados gradativamente, respeitando a idade da criança. O aconselhável é que se promovam exercícios que sigam do mais fácil ao mais difícil.

Coordenação motora grossa

Já o que dá força para a criança correr, pular, dançar, caminhar ou qualquer outra atividade responsável pelo impulso físico encontra na coordenação motora grossa a razão para essas tarefas.
Ela abrange todos os músculos que possibilitam os pequenos a essas brincadeiras. Assim como a fina, a coordenação motora grossa também precisa ser estimulada desde a primeira infância. Vale lembrar que também podemos concebê-la como coordenação motora ampla.
Disponível em: https://neurosaber.com.br

Algumas crianças ainda não possuem a habilidade com a coordenação motora, para auxiliar a sanar essa dificuldade confeccionei uma pista de carrinho em zig e zag para  brincar e desenvolver a coordenação.

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